Coordenadoria LGBT e Secretaria das Mulheres promovem oficina sobre diversidade e gênero

Por Hellen Nascimento – em

A Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e da Igualdade Racial junto com a Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para Mulheres (SEPPM) de João Pessoa promovem, na manhã desta terça-feira (21), uma oficina sobre diversidade sexual para os alunos do 9º ano da Escola Municipal Chico Xavier, no bairro do Bessa.

O coordenador de Promoção à Cidadania LGBT, Roberto Maia, explicou a importância desse diálogo permanente com os alunos. “A realização dessas oficinas no ambiente escolar é de suma importância para os educadores, alunos e familiares, pois ainda é preciso discutir muito sobre machismo e diversidade sexual dentro das escolas para que as próximas gerações não pratiquem violência contra mulheres e o público LGBT”.

Roberto Maia ainda enfatizou a necessidade da igualdade de direitos na sociedade. “Devemos deixar claro que é necessário ter uma relação de igualdade entre homens e mulheres, bem como um respeito à diversidade sexual, pois ainda vemos muitos casos de bullying nas escolas com transexuais, além da questão do racismo. Portanto, é imprescindível trabalharmos esses temas de forma permanente para que possamos construir uma sociedade de igual oportunidade para todos e todas”, afirmou.

A ação faz parte do Programa Saúde nas Escolas, realizado em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Cultura (Sedec) e de Saúde (SMS), fruto de uma capacitação realizada em fevereiro deste ano com os representantes das 95 escolas da rede municipal de ensino. Na oportunidade foram distribuídos um material em CD para ajudar os professores no diálogo com os alunos sobre esses temas no decorrer do ano letivo.

Próxima oficina – Já nesta quinta-feira (23), a partir das 9h30, será a vez dos alunos da Escola Municipal Oscar de Castro, localizada no bairro de Cruz das Armas, participarem dessa mesma oficina.