Coordenadoria LGBT promove diálogo com professores sobre gênero, sexualidade e outros temas

A Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e da Igualdade Racial da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realiza nesta terça-feira (21) uma roda de diálogo sobre Gênero, Igualdade Racial e Sexualidade nas Escolas. O evento é uma capacitação para gestores, professores e técnicos de 95 escolas da rede municipal de ensino, além de profissionais do programa Saúde nas Escolas, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O evento vai acontecer no Auditório 411, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), para aproximadamente 200 profissionais.

Na discussão, serão tratados temas como sexualidade, intolerância religiosa, igualdade racial e gênero, especialmente no tocante a violência contra as mulheres e a violência doméstica. O coordenador de Promoção à Cidadania LGBT, Roberto Maia explica que o principal objetivo do evento é sensibilizar os gestores e profissionais da educação para trabalhar esses temas de maneira permanente nas escolas.

“Para que haja respeito em relação as mulheres, trabalhando especialmente a cultura do machismo, o respeito em relação a orientação sexual dos adolescentes e acolher a população transexual que geralmente é expulsa das escolas. Além disso, também vamos trabalhar o racismo nas escolas, bem como a aceitação a diversidade religiosa dos alunos e alunas”, reforçou Maia.

Durante o evento, os educadores vão receber um CD com material educativo para trabalhar essas temáticas de forma tranversal dentro das disciplinas. “Vamos trabalhar essas questões com as 95 escolas do município. Vamos começar com duas escolas em março e depois vamos estender para outras”, explicou.

No final do ano, a Coordenação vai promover uma mostra nas escolas com o conteúdo trabalhado nas escolas. “Como cada um sairá das discussões com um produto final, nós vamos realizar uma mostra, que acpntecerá durante uma semana, a ser realizada no mês de dezembro”, adiantou Roberto.

Além das secretaria municipais da Saúde e da Educação, a Coordenadoria conta com a parceria da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM).