Coordenadoria LGBT realiza ação de saúde em alusão ao Dia Mundial da Luta Contra a AIDS

Em alusão ao Dia Mundial da Luta contra AIDS, a Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) antecipa a data, marcada no dia 01 de dezembro, e realiza nesta segunda-feira (27), das 9h às 13h, uma ação de saúde no Centro de Cidadania LGBT, localizado no Parque da Lagoa.

Na oportunidade serão realizados testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B. Também haverá distribuição de preservativos, além de uma roda de diálogo sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s) e AIDS. Os testes duram em média 15 minutos para saírem os resultados e a ação é aberta a toda população.

O coordenador de Cidadania LGBT, Roberto Maia destaca que a ação não será voltada apenas o público LGBT, mas a população em geral da Capital “O evento será aberto a todos que queiram participar e fazer os testes rápidos de saúde. Essa data além de ter como objetivo conscientizar a população sobre uma das enfermidades que mais mata no mundo, também tem por finalidade levar informação sobre a doença e diminuir o preconceito.

A ação será realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação DST/AIDS e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), junto com a ONG Cordel Vida, que trabalha com na área de prevenção e presta assistência aos portadores que convivem com a doença.

Data- O Dia Mundial de Luta contra a AIDS foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), em uma Assembleia realizada em outubro de 1987.