Coordenadoria LGBT ministra oficina sobre diversidade sexual e redução de danos.

01. 11. 16

Larissa Claro

O coordenador de Promoção da Cidadania LGBT e da Igualdade Racial, Roberto Maia, ministra nesta terça-feira (1º) uma oficina sobre Diversidade Sexual e Redução de Danos para jovens e adolescentes do Projeto Integrado de Aprendizagem Profissional (PIAP). Serão duas turmas com aproximadamente 40 alunos, cada, com idades entre 15 e 21 anos.

As oficinas serão ministradas das 8h às 12h e das 13h às 17, no Centro de Desenvolvimento do Servidor Público (Cedesp), da Universidade Federal da Paraíba.

O Projeto de Aprendizagem é um programa articulado que envolve vários parceiros, incluindo órgãos da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), que atende adolescentes e jovens egressos do Centro de Referência Especializadode Assistência Social (Creas/Paefi-MSE) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

De acordo com equipe da Vigilância Socioassistencial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), a oficina, que será ministrada pelo coordenador Roberto Maia, busca complementar o programa de educação desses jovens, que se preparam para entrar no mercado de trabalho.

Com o foco nos Direitos Humanos, o coordenador de Promoção da Cidadania LGBT vai abordar temas como gênero, diversidade sexual e consumo de drogas, como crack e álcool, por meio de uma abordagem de prevenção. “Como é uma oficina para jovens, a gente acha importante dialogar sobre esses temas por conta da questão da inclusão social e da diversidade sexual”, destaca Roberto.

Ele lembra que muitas pessoas que usam drogas são excluídas da sociedade e que ainda há muita violência de gênero, especialmente contra mulheres que vivem nas comunidades. “Também vamos abordar a questão da diversidade sexual, porque sabemos que existe um grande número de LGBTfobia nas comunidades”, acrescentou.